Header Ads

Notícias
recent

Automutilação

Bom, acho que só pode ter dois motivos para você está lendo isso. Ou você é interessado sobre o assunto ou ta pensando seriamente em fazer. Para você que quer saber mais sobre o assunto, espero que consiga novas descobertas e para para você que está pensando seriamente em adquirir esse método de "mandar a dor embora, pare e pense no que vamos abordar.


"Automutilação (AM) é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente têm como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Borderline. As formas mais frequentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo arranhar-se ou queimar-se. A automutilação é comum entre jovens e adolescentes que sofrem pressão psicológica." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Automutila%C3%A7%C3%A3o )

Imagem do google


Existe vários motivos que podem levar alguém a essa pratica, assim podemos citar: corações partidos, amor não correspondido, problemas familiares, bipolaridade, depressão, perturbação emocional. A maioria das pessoas que se mutilaram, geralmente, são aquelas que sempre ficam presas no quarto, tem comportamento autodestrutivo, se culpam, usam frases como "todos ficariam melhor sem mim". 
Como evitar que uma pessoa chegue a tal ponto? É simples, deixe a pessoa saber que você se importar com ela e que ela não está só, permita que ela desabafe seu desespero e sua raiva, não esqueça de mostrar que o fato de ela existir é positivo, não a julgue, tenha paciência, fale a ela que isso é temporário, faça-a entender que ela é importante para você, se a pessoa dá sinais de alerta não tenha medo de perguntar o que está acontecendo, você não vai está dando ideias, e sim, mostrando a essa pessoa que ela pode dividir sua dor com você. 


Fatores de risco:

  1. Tentativa prévia de suicídio;
  2. Transtornos mentais;
  3. Dependência química;
  4. Perdas financeiras;
  5. Dor crônica;
  6. Guerras e desastres;
  7. Conflitos de aculturação;
  8. Descriminação
  9. Sensação de Isolamento;
  10. Relacionamentos abusivos, violentos e/ou conflituosos;
  11. Dificuldade de acesso ao sistema de saúde;
  12. Cobertura irresponsável de casos na mídia
  13. Facilidade de acesso aos meios para o suicídio;
  14. Estigma contra pessoas com problemas de saúde mental.

Fatores individuais de proteção:

  1. Relações familiares positivas;
  2. Espiritualidade;
  3. Vinculo de trabalhos positivos;
  4. Estudos;
  5. Relações terapêuticas positivas.

Frases e Imagens:

http://rainhadoshorrores.tumblr.com/post/132070086228
"Minhas crises mais desesperadoras acontecem quando eu surto eu silêncio. Quando parece que existe um universo inteiro querendo sair do meu peito, mas por alguma razão desconhecida, eu não seja capaz de dizer o que preciso."(Jey Leonardo) 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.