Header Ads

Notícias
recent

O Movimento Iluminista

O que é iluminismo?

Um movimento muito influente no processo cultural, social e filosófico na década de 1601.
Surgiu na Europa, defendiam defendia o uso da razão (luz) assim totalmente contra o antigo regime (trevas).
Podia se dizer que também foi um movimento cultural e intelectual do século XVIII que tentou (procurou) mobilizar o uso da razão, com interesse de reformar o conhecimento da tradição medieval.
A revolução teve maior efeito na Europa, como Franca e Inglaterra, o Iluminismo representou o ápice de todas as transformações em questão cultural no século XIV, principalmente pelo Renascimento.
Não foi homogêneo (todos seguiram) por não se tratar de um conjunto de ideias de uma escola. É uma ideia em comum que envolve alguns filósofos e matemáticos também.    O Iluminismo não foi um movimento homogêneo, quer dizer, não se trata de um conjunto de ideias sistemáticas ou de uma escola.

Resultado de imagem para iluminismo

Filósofos mais famosos do Iluminismo

John Locke: Pode ser considerado o Pai do Iluminismo por grande influencia, principalmente com a sua principal obra “Ensaio sobre o entendimento humano” por estar do lado dos iluministas. Foi contra (condenou) o absolutismo e defendeu a liberdade de cidadãos.


Voltaire: Ele se destacou principalmente por ter feito criticas ao Clero Católico, o mais poderoso, e sua inflexibilidade.

Resultado de imagem para voltaire

Montesquieu: Defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário na sua obra “O espírito das leis”. Não era a favor de um governo burguês


Rousseau: Por causa de sua obra “O contrato social” falou sobre dirigir o estado com forme à vontade do seu povo. Por terem bases democráticas apenas um Estado adquiriu por ter condições, defendia a burguesia também.

Resultado de imagem para rousseau

Quesnay: Representou a fisiocracia, que pregavam um capitalismo sem interferência do Estado.

Resultado de imagem para quesnay

Adam Smith: Representou o conjunto de ideias (Liberalismo econômico) onde tem algumas caraterísticas ao Iluminismo. Tudo isso por sua obra “A riqueza das nações”

Resultado de imagem para adam smith


A Burguesia
As suas ideias se divulgaram principalmente entre os burgueses, que havia grande poder econômico, porem não tinham nada de valor em questão ao poder politico.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. 

Nesse período o Antigo Regime ainda estava no comando na Franca, assim o rei tinha todos os poderes, mas a burguesia era impedindo por praticas mercantilistas, que o governo interferia em questões econômicas!   

Resultado de imagem para burguesia

Com o fim do Regime apenas beneficiando os burgueses na liberdade comercial, assim, ampliando os negócios. Quando o Absolutismo acabou foram tirados privilégios de poucos do Clero e Nobreza, mas maleficiando as práticas mercantilistas que assim a expansão comercial da burguesia.


Ilumismo X Antigo Regime (Absolutismo)

O antigo Regime era baseado em denominação de estrutura politica, social e econômica, apoiava o absolutismo, mercantilismo e sociedade dividida.


Absolutismo
Absolutismo defende uma pessoa (em geral, um monarca) que deve conter algum poder absoluto, independente de outra pessoa (órgão), judicial, religioso, etc.
Na época do absolutismo formou as nações europeias, a necessidade de Nação estava ligada a necessidade de assim escolher quem apoiar.

Resultado de imagem para absolutismo

Mercantilismo:
O mercantilismo foi totalmente responsável pelo enriquecimento europeu, mas foi, igualmente, responsável pela ascensão da burguesia, que foi ficando cada vez maios (mais rica), fortaleceu a Europa, mas também acabou por destruir. 

Resultado de imagem para mercantilismo

Razão:
Os iluministas afirmavam, ainda que a razão se oponha radicalmente à ignorância, à superstição e à aceitação de verdades baseadas na fé e na tradição. Os iluministas, a razão opõe a ignorância, e a aceitação de verdades na fé e na tradição, mesmo assim mantinham a crença a Deus.

Resultado de imagem para razao

O que havia contra ao regime
      Mercantilismo. 
      Absolutismo monárquico.
      Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
      A liberdade econômica
      O avanço da ciência e da razão.
       O predomínio da burguesia.


A Crise do Antigo Regime
Crise Econômica: A grande parte da riqueza era transferida para o Estado, assim tendo ordens privilegiadas. Em um momento que o Estado começou a gastar muito mais que ganhar houve a criação de impostos ao Povo e a Burguesia mais um motivo para os Iluministas serem contra.
Crise Social: Esta associada à crise econômica, por ter aumento dos impostos à relação entre ricos e pobres distanciava cada vez mais.
Crise Política: Se baseia na discussão sobre o poder real, e a necessidade de representar os que pagavam os impostos. 


Resultado de imagem para A Crise do Antigo Regime



FILMES SOBRE O ILUMINISMO


Resultado de imagem para A Duquesa


Um retrato atual da mudança social brasileira a partir de uma família burguesa falida, onde o preconceito social prevalece.

Resultado de imagem para Adeus Minha Rainha cartaz

A notícia da tomada da Bastilha chega à Corte, afugentando nobres e servos que abandonam o Rei Luís XVI. Uma jovem leitora devotada à Maria Antonieta ignora os acontecimentos e inicia uma relação com a rainha durante a Revolução Francesa.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.